Função join no Tableau

Ufa, faz um tempinho que eu não mexia tanto do Tableau Desktop como nos últimos meses. Tive a responsabilidade de desenvolver um Dashboard para medição de performance de uma categoria em ascensão, e vocês não imaginam a alegria que é juntar duas bases de dados inicialmente não compatíveis pelo ponto de vista de quem utiliza excel, agora no Tableau.

Para quem não conhece ou não trabalha na área de BI, o Tableau é considerado o futuro do excel, onde você não toca mais o dado no nível micro como o endereçamento matricial de células através de linhas e colunas como no excel, mas sim passa a montar cálculos e visualizações de grandes volumes de dados, como no meu caso que parte dos dados estão em SAP Hana e parte no (ainda, rs) Excel.

O desafio era cruzar dados transacionais que estão armazenados em um grande SQL de vendas, em nível de produto, cliente, região e valores. Porém eu não tinha os dados de meta na mesma dimensão, que estavam muito mais resumidos, em nível de material e país. Hoje tive a grande felicidade de conseguir conectar as duas bases, só o que precisei era manter alguns campos com dados iguais tanto em conteúdo com estrutura (tipo de dados, números ou cadeia de caracteres, etc.) e depois na aba “dados”, adicionei as duas bases e fiz o join abaixo:

Foi muito simples: o que precisei foi clicar dos dois círculos centrais, e que disponibiliza quatro opções de Join:

  • Interna: une somente valores correspondentes nas duas tabelas.
  • Esquerda: inclui todos os valores na tabela à esquerda e todas as correspondências da tabela à direita. Membros sem correspondência aparecerão como nulos à direita.
  • Direita: inclui todos os valores na tabela à direita e todas as correspondências da tabela à esquerda. Membros sem correspondência aparecerão como nulos à esquerda.
  • Inclui todos os valores em ambas as tabelas. os membros sem correspondência aparecerão como nulos.

Como podem ver é uma forma de administrar dados muito mais dinâmica, simples no primeiro momento mas muito mais poderosa que o excel que possui limitações técnicas para isso.

Em breve pretendo compartilhar mais práticas do Tableau conforme avançar nas aplicações com a ferramenta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s