Dica de livro: Triggers

29982126[1]

Minha última leitura foi um livro para procurar melhorar minha atual visão de alguns acontecimentos. Todos na vida temos momentos de dúvidas, impressões se estamos no caminho certo ou algumas recaídas para o aborrecimento, stress e tristeza. O que este livro faz é fazer você pensar se isto realmente deve te preocupar, e que você mesmo pode consertar isto. Não caia no velho costume da maioria das pessoas de se vitimizar e achar que o mundo está contra você, pois só você pode mudar a forma de enxergar as coisas, afinal o ponto de vista é seu.

Parte 1: Porque não nos tornamos as pessoas que queremos ser?

Neste capítulo o autor inicia o estudo sobre o comportamento humano, e os fatores ambientais que contribuem para o status quo ou influenciam na suas decisões e comportamentos diários. Daqui tiramos duas verdades imutáveis:

  • Mudar o comportamento (de fato) é muito difícil
  • Ninguém vai nos mudar a não ser quer você esteja realmente afim de mudar

Neste capítulo o autor aborda também a importância de conhecer os gatilhos que encadeiam suas reações e entendê-los melhor. O Segundo capítulo fala sobre o ambiente e como contextos que você nem percebe podem fazê-lo tomar decisões que não necessariamente representam suas vontades. Voltando um pouco sobre os gatilhos, o autor comenta sobre a identificação dos gatilhos, que podem ser internos ou externos, direto ou indireto, conscientes ou inconscientes, antecipados ou inesperados, encorajadores ou desencorajadores, produtivos ou contraprodutivos. O Capítulo 6, ótimo para quem vive planejando a vida, ele discursa sobre a nossa falha humana em sermos ótimos planejadores e péssimos fazedores, e como aproximar cada vez mais o pensamento da prática, ouvindo sua equipe, pares, superiores e ir melhorando seus planos à medida que está em contato com o grupo.

Já no capítulo 8 o autor demonstra a roda a mudança, uma demonstração gráfica dos processos de Criar, Preservar, Eliminar e aceitar os processos de mudança e como agir em cada estágio, praticando o auto-conhecimento.

A parte 2 á dedicada ao tema “Tentar”, comentando sobre a importância das questões ativas, aquelas que te fazem pensar se o que você está fazendo tem sentido, ou é a melhor das formas de se fazer. Logo em seguida são apresentadas as questões de engajamento, que vão te ajudar na sua auto avaliação, e neste capítulo me chamou a atenção uma prática interessante que pretendo iniciar em breve: um pequeno checklist diário com questões engajadoras, para que você se lembre diariamente da pessoa que quer se tornar ou hábitos que vai deixando de fazer por causa da rotina. O capítulo seguinte ajuda fazer o acompanhamento, tabulando os resultados em forma de pontos e exemplificando uma auto avaliação e um exemplo real muito feliz de uma pessoa que mudou seus hábitos a partir desta prática.

A parte três do livro já é mais holística, abordando a estrutura como tema e recomendando sua auto-crítica de como você está inserido nela. É a estrutura que você precisa? É a melhor? Você pode melhorá-la? Sem estrutura, todo os esforços anteriores ficam muito mais difíceis de se fazer. O meio desta parte fala sobre tomar decisões sob pressão ou esgotamento, muito útil para você avaliar se está tomando as decisões no momento certo ou se uma estrutura que está influenciando você a tomar decisões não tão boas assim pode estar comprometendo suas escolhas.

A última parte do livro fala sobre não se arrepender, tomar as decisões corretas, coerentes, com todo o aprendizado dos capítulos anteriores e promover sua mudança comportamental para melhor, afim de criar o ciclo virtuoso do engajamento (Gatilho > Impulso > Conhecimento > Escolha > Comportamento e assim repetidamente). No resumo geral um livro interessante para lhe ajudar a se avaliar melhor durante a sua trajetória de vida, lhe relembrando de sempre se perguntar “como posso melhorar a cada dia?”.

Anúncios

Publicado em 30 de abril de 2017, em Cultura, Negócios e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Parece mto bom,vou comprar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: