Li um artigo esses dias na lifehack de uma pesquisa que correlacionava a alteração frequente no humor com altos níveis de inteligência. Não me julgo super inteligente, mas confesso que estudo bastante para sempre saber mais. Isso é bom e é ruim ao mesmo tempo: você acaba se isolando mais das atividades costumeiras com as pessoas, e também quanto mais conhecimento adquire, ironicamente me sinto mais restrito a conversar com as pessoas sobre eles.
Até certo ponto, esse sentimentos que vivo tendo são muito similares a alguns comportamentos identificados no artigo, como a parte em que fala que o cérebro possui uma área que trabalha com a interação social. Quando essa área não é utilizada para este fim (a minha ultimamente está trabalhando pouco, rs), o cérebro acaba liberando processamento para outras atividades.
Enfim, claro que se tornar super inteligente e permanecer sozinho não adianta em nada para sua vida: o melhor é saber o meio termo, afim que conviver com as outras pessoas mas também aumentar o seu aprendizado continuamente.
Você pode ler a matéria original aqui