Contagem distinta em Tabela Dinâmica no Excel

Como profissional de inteligência de mercado, uma das maiores necessidades é fazer análises em grandes volumes de dados, e muitas vezes precisamos contar o cliente apenas uma vez para fazer um estudo de produtos, itens, etc.

Por DOIS anos, estava procurando formas de fazer contagens únicas (distinct count), que é uma forma de você não contar duas vezes um mesmo nome, código, etc. Pois bem, eis que durante o dia de folga, estava buscando informações sobre análises dinâmicas, bancos de dados, e me deparei com um bloq que demonstrava como fazer isso via tabela dinâmica. Não aguentei e fui testar para ver se isso me atendia, e qual foi a surpresa ao descobrir que é realmente o que eu preciso!!!! Como muitos profissionais também tem essa necessidade, estou compartilhando aqui para que vocês desfrutem dessa valiosa info:

Passo 1: Selecione as colunas (apenas produtos e coluna de código) e vá para a guia Inserir> grupo Tabelas> clique em tabelas dinâmicas

Passo 2: Uma nova janela irá aparecer. Aqui você pode escolher para inserir a tabela dinâmica na folha existente ou uma nova folha. Eu escolhi folha existente e mencionou a célula para a inserção. Não se esqueça de verificar “Adicionar esses dados para o Modelo de Dados”

Passo 3: Vai ter um momento para processar e de interface normal de tabela dinâmica aparece. Mova o campo produtos para linhas quadrante e campo de código de valores quadrante.

Passo 4: Atualmente ele está mostrando a contagem simples de produtos, mas precisamos de contagem distinta. Clique no quadrante de valores na tabela dinâmica, clique co mo botão direito no campo desejado e selecione “Configurações do Campo de Valor” e da caixa de diálogo, selecione “contagem distinta” (última opção) e clique em OK.

Não acreditou? Pois é, nem eu!!! Na verdade, o que faz toda a diferença é marcar a opção “Adicionar esses dados para o Modelo de Dados” enquanto você está construindo a tabela dinâmica. Ela habilita este campo que em uma tabela não configurada como modelo de tabela simplesmente não existe.

distinct-count-unique-values-excel-5

SEM VBA, SEM FORMULAS, SEM GERAR MAIS BASES DE DADOS! Uhuuuuuuuuuuuuuuuul!!!!

Caso você tenha interesse em saber mais dicas sobre negócios, não hesite em visitar o meu perfil no LinkedIn e me seguir para mais dicas.

O post completo com outros dois métodos você pode conferir neste link

 

 

49 comentários em “Contagem distinta em Tabela Dinâmica no Excel

    1. Você conseguirá flegar se passar o valor para o quadrante filtros. Dentro do quadrante colunas com filtros ativos você não conseguirá. É importante saber que inclusive os casos repetidos aparecerão nos flags.

      Curtir

  1. Oi boa tarde! Essa eu já tinha aprendido mas hoje eu precisei criar uma tabela dinâmica que contasse valores distintos e que também tivesse a opção de soma e não funcionou!rsrs.. tem alguma forma para eu usar as duas funções na mesma tabela?

    Curtir

  2. Muito clara a explicação Ismael! Porém a opção “Adicionar esses dados para o Modelo de Dados” não está disponível para marcação, sabe me auxiliar o porque? Conto mais uma vez com seu apoio! Abraço.

    Curtir

  3. Ismael, você é deus… Tudo bem não é, mas fez a diferença na vida de milhares de planilheiros que, como eu, quebraram a cabeça por meses tentando resolver este problema. Muito obrigado!

    Curtir

  4. Olá, boa tarde! Uso o excel 2010 e quando crio a tabela dinâmica, não aparece esse ultimo campo com a informação “adicionar estes dados ao modelo de dados na tabela dinamica”. Como faço para habilitar ou configurar para que apareça?

    Curtir

  5. Boa tarde Ismael eu sou de Portugal e á muito tempo que andava à procura de uma solução para as minhas tabelas dinâmicas em contar dados uma única vez, tem sido uma obra de engenharia para dar a volta. Mas surgiu a sua partilha, SUPER VALIOSA.
    Agradeço a sua partilha, nem sabe a redução de trabalho que me ajudou.
    GRANDE Ismael muito OBRIGADO!!!!
    Rui Martins (Portugal)

    Curtir

  6. Ismael, gostaria de te agradecer por este post, graças a ele eu não precisei aguardar dois anos para aprender essa sacada. Quebrei a cabeça por alguns minutos e após entender que com valores numéricos, o excel não veria o texto, seu blog salvou a vida! Vida longa, obrigado!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Bom dia Ismael, espero que esteja bem…
    Estou com uma dúvida e não consegui sana-la ainda…
    Tenho duas colunas, onde a Coluna A me mostra um código Original e a Coluna B mostra os códigos similares.
    Eu tentei fazer com que a Tabela Dinâmica me trouxesse a informação dos similares a partir do código original, não apenas os contassem.
    Teria alguma forma de fazer isso?
    Coluna A Coluna B Tabela Dinâmica
    *cód original Alguns similares cód Original /Similar 1/ Similar 2 / Similar 3 / |ETC

    Espero que tenha compreendido a minha necessidade e possa auxiliar.
    Agradeço desde já.

    Curtir

Deixe um comentário