Pricing no Brasil

Nos últimos meses tenho trabalhado intensamente com pricing, e senti muita falta de artigos, pessoas ou encontros para discutir este tema, principalmente quando falamos de negócios entre empresas (b2b). À primeira vista me parece que as empresas não procuram a precificação equilibrada, ou o preço justo, que busca balancear o valor do produto com a proposta de valor e o valor percebido pelo cliente.

Um dos sites que consegui bom conteúdo é o b2bInternational, que discute análises, estudos e boas práticas e estatísticas sobre preços, custos e impactos financeiros. Bem bacana. Outra fonte que encontrei foi o livro Gerência de preços, de Roberto Assef. Fonte interessantes para quem quer se aprofundar na gestão de receitas.

Mas muitas coisas só metendo a mão na massa e fazendo mesmo, por exemplo onde trabalho tivemos que elaborar inúmeros planos estratégicos visando a rentabilidade, e não haviam receitas prontas: tivemos que elaborar algumas lógicas de acordo com a rentabilidade e o volume de compras dos clientes para chegar a um delta de reajuste que possibilitasse reduzir os impactos econômicos dos últimos anos e manter nossos clientes fiéis à nossa marca.

Apesar de toda complexidade, análises estatísticas, estudos pesados e muita argumentação, está sendo um trabalho muito proveitoso e um aprendizado constante e fantástico. Se você tem um negócio ou gerencia alguma empresa, um dia você vai precisar ter conhecimento desta matéria.

Anúncios

Publicado em 14 de maio de 2016, em Negócios e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: