Hoje em dia, o trabalho remoto não é mais um sonho como era discutido em décadas anteriores. Cada vez mais a economia criativa cria postos de trabalho que não necessariamente precisam de uma presença real da pessoa que presta o serviço, e várias empresas (inclusive a que eu trabalho) vem adotando o trabalho remoto com uma forma de flexibilizar a rotina do colaborador, reduzindo a necessidade de deslocamento para o trabalho (o que numa cidade como São Paulo faz uma ENORME diferença) e permitindo trabalhar de forma mais criativa e em ambientes diversificados. Mas tudo tem o seu lado ruim: escolher ambientes com muito ruído, sem infraestrutura (internet, móveis, acessibilidade) ou de alta distração (sua casa, por exemplo) pode piorar o seu desempenho e suas entregas como profissional. Aqui vão sete dicas sobre como aumentar a produtividade quando se trabalha de forma remota. Aí vão elas:
1. Seja mais flexível com o e-mail
Você não precisa responder todos os e-mails que chegam no mesmo momento, nem ficar à espera de cada e-mail novo que aparece em sua caixa de entrada para determinar sua rotina. Tenha em mente que o e-mail é uma das ferramentas que mais distraem os trabalhadores hoje em dia, pois tudo o que chega é tratado quase que como prioridade (mesmo não sendo). A dica é escolher horários chaves para a leitura dos e-mails, e limitando as ações conforme a priorização dos temas.
2. Trabalho em equipe
Não se esqueça: você não está sozinho no mundo. Mesmo que o seu dia a dia de trabalho não envolva contato físico, você sempre está negociando prazos, preços e trabalhos com outra pessoa ou necessita formar parcerias para melhorar seu trabalho ou conseguir Jobs. O conselho aqui é sempre se comunicar com as pessoas, seja informando o status do trabalho, compartilhando uma informação relevante ou mantendo os contatos para que não sejam esquecidos.
3. Escala de trabalho
Já que você está em casa, você tem todo o direito de escolher o seu horário de trabalho, a hora em que vai começar e não importam os prazos: você irá fazer, correto? Nem sempre! O comportamento humano é de pender para o lado mais fácil das coisas, isso é inegável. Mas nem sempre o mais fácil e o correto a ser feito, portanto é importante que você escreva alguns compromissos e determine datas de início e fim para eles, bem como algumas tarefas que são “chatas”, mas que precisam ser feitas. Tente trabalhar com algumas horas dedicadas a um tema, alguns minutos de descanso e depois inicie as outras tarefas dentro dos horários que você determinou que sejam melhor para você. Você vai perceber o aumento de produtividade quando escreve algo e se compromete a fazê-lo.
4. Mantenha-se social
Muitas vezes, se não precisamos sair de casa, tendemos a viver em uma rotina de acordar-ir ao banheiro-trabalhar-ficar em casa-dormir, e isso se torna um loop que vocÊ só vai notar quando já tiver perdido contato com pessoas importante, ou estará recusando festas, eventos porque se acostumou a esse ciclo vicioso. O ideal é que você inclua em sua escala algumas atividades externas para manter o convívio com os outros, como academias, caminhadas, ida à casa de amigos, parentes, etc.
5. Seja disciplinado
Muitas distrações em casa (como família e filhos) ou fora dela (cafés, televisão) podem contribuir para a procrastinação de algumas atividades. Aqui a dica é que você determine limites para o seu trabalho, seja criando o quarto do Home Office, ou usando fones de ouvido com suas músicas preferidas para não se distrair constantemente com outros temas.
6. Exercite-se e continue
Exercício são a melhor forma de manter-se saudável e assim poder trabalhar com mais motivação. Escolha a sua atividade preferida, monte uma grade de treinamentos e faça!
7. O trabalho remoto é para você?
Você só vai perceber se o trabalho remoto é a sua cara se você começar a trabalhar desta forma e enfrentar todas as situações acima com um bom espírito. Você pode descobrir que sua produtividade é muito maior quando está em casa ou pode notar que a presença de colegas é indispensável para manter a sua motivação para o dia a dia. Mas lembre-se: tudo começa com a intenção de fazer. A ação é que irá lhe responder se o trabalho remoto é para você ou não.