013-365 – Inovar incomoda (algumas) pessoas

É difícil acreditar, mas não é em todo o lugar que você pode inovar. Muitas vezes o fator cultural é um limitador muito grande à inovação. O medo do desconhecido, a recusa em adaptar-se a um novo estilo de trabalho fazem com que seja difícil aceitar inovações. Nas ultimas semanas estava terminando o livro “O homem e os meios de comunicação” de Marshall McLuhan, e não pude deixar de fazer um comparativo à transição da era elétrica para a era digital. Aí reside uma grande duvida: as pessoas que nascem em uma era recusam automaticamente as novas eras, ou as pessoas se adaptam, mas algumas não aceitam a evolução?
Prefiro acreditar na segunda hipótese: as pessoas vêem com bom grado as mudanças, apenas as que tem medo recusam a adaptarem-se às novas formas de comunicação.
Passei por uma questão destas essa semana, onde propus a um “cliente” (vamos chamar essa pessoa aqui de cliente para evitar desafetos) uma grande inovação, saindo do papel e entrando na era digital com um sistema e busca totalmente dinâmico, e fui veementemente censurado de prosseguir. Disseram-me que as pessoas “não iriam aceitar, e não iriam entender”. Indo de encontro ao meu instinto (nessa ocasião resolvi ouvir o conselho dos meus amigos), simplesmente ouvi tudo e não retruquei nada, apenas observei. Às vezes não criticar é realmente um desafio quando você sabe que tudo o que estão lhe dizendo já está ultrapassado.
A cada dia eu tenho mais certeza do que acredito como verdade, e a cada dia tenho mais convicção que aprender a ouvir os outros, sem partir pra cima deles, é um dom divino.

Anúncios

Publicado em 15 de janeiro de 2015, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: