Segundo pesquisa feita em parceria pelo Sebrae e pelo E-Commerce Brasil, o whatsapp é utilizado por 18% dos empreendedores como um canal de relacionamento com seus clientes. A pesquisa é a primeira do tipo e entrevistou 668 e-commerces no país inteiro. Entre os que afirmaram utilizar a ferramenta, a maioria são pequenos empreendedores.
Minha amiga utiliza atualmente o aplicativo para realizar vendas e atendimento do seu site de artesanato, e até o momento está satisfeita com a forma de contato direta e a resolução de dúvidas em tempo real. A grande preocupação é com o aumento de escala, que pode tornar um empecilho em atender a todos prontamente.
Para pequenas empresas, que ainda possuem pouca demanda o aplicativo atende muito bem as necessidades do consumidor de tirar as dúvidas e do empreendedor em realizar a venda direta. Porém, quanto maior o volume de atendimentos, maior a necessidade de estruturar um canal de comunicação mais eficiente e que não tenha gargalos para o tempo de resposta.
Fonte: PME