Análise de redes através do Gephi

Sou um entusiasta quando se fala de novas tecnologias e análises de redes sob diversos níveis e aplicações. Minha última descoberta enquanto fuçava no mundo das métricas para redes sociais foi o Gephi, um software que cria um mapa de rede a partir dos relacionamentos, palavras ou membros em comum.

Para ver como funciona, aproveitei e fiz um mapa dos meus amigos que estão cadastrados na rede social Facebook, e resultado foi a representação gráfica abaixo:

Social Network by Gephi

Ela representa exatamente a composição da minha rede: as pessoas que se conhecem estão no maior agrupamento na parte superior da figura. Os outros conglomerados são os amigos que se conhecem, mas em um determinado contexto, como na minha primeira faculdade, alguns locais de trabalho ou grupos de corrida. Existem pessoas chave, que possuem vários amigos em comum em diferentes conjuntos (que podemos chamá-los de HUBs), e alguns pontos isolados, que são amigos que fiz através do facebook,twitter, etc (pontos esparsos em menor número).

Ainda falta fazer um estudo mais aprofundado nessa ferramenta (baixei o App semana passada), mas creio que já dê uma bela ideia de como serão as análises no futuro.

 

Anúncios

Publicado em 8 de junho de 2014, em Comportamento e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Ismael, a professora Raquel Recuero usa bastante essa ferramenta. Ela tem vários estudos bem legais a utilizando. O endereço dela é: http://www.raquelrecuero.com
    Tu vais gostar. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: