Os gandulas da abertura e da final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 já estão escalados. Os times Novo Horizonte (RS) e Glorioso Verdão (PR) venceram no dia 14 de Dezembro a grande final da Copa Coca-Cola e serão treinados para atuar na mais importante competição de futebol do mundo. A decisão da Copa Coca-Cola aconteceu no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Dentre os meninos, os gaúchos venceram os capixabas do AERT por 1 a 0. As curitibanas emplacaram o bicampeonato ao superarem as goianas do Aliança Futebol Clube pelo mesmo placar. Os treinamentos para gandulas estão previstos para março. “Proporcionar a esses jovens a chance de participar de uma Copa do Mundo da FIFA como gandulas é um estímulo enorme, não só para eles, mas também para nós. Estamos felizes e orgulhosos. O objetivo da Coca-Cola é, acima de tudo, estimular a vida ativa. Entendemos que a prática de exercícios é fundamental para uma vida saudável”, conta Victor Bicca, diretor de Comunicação, Relações Governamentais e Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil para a Copa do Mundo da FIFA 2014. Eleita melhor jogadora do mundo cinco vezes e madrinha da Copa Coca-Cola, a jogadora Marta se emocionou na final. “Passa o filme na minha cabeça do início da minha carreira. Naquela época eu jamais teria a oportunidade de jogar no Mané Garrincha. Parabéns à Coca-Cola por proporcionar uma experiência sem igual pra essa garotada”, comemora. “A gente estava de olho nessa vaga, nem acredito que estarei no Maracanã na final da Copa como gandula. Quero muito que a final seja entre o Brasil e a Argentina”, prevê Pedro Guilherme, autor do gol que deu a vitória aos gaúchos. Artilheira da competição feminina com 12 gols, Maria Eduarda Santin marcou o gol da vitória deste sábado. “A gente trabalha muito por isso, tivemos muita garra. É uma emoção enorme pensar que estaremos no Itaquerão, perto nos nossos ídolos”, afirma.
Treinamento especializado Todos os atletas vencedores, cerca de 750 meninos e meninas, participarão do treinamento para gandulas promovido pela Coca-Cola Brasil. Os workshops acontecerão simultaneamente nas doze cidades-sede da competição – com aulas teóricas e práticas que capacitarão os jovens a exercerem a função de gandula. A realização do treinamento está prevista para março. Os atletas participantes do treinamento em todas as praças serão submetidos ao mesmo critério de avaliação do comitê que, por fim, vai escolher aqueles que participarão de jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014, respeitando as exigências da entidade.
“A Copa Coca-Cola tem como principal objetivo incentivar um estilo de vida ativo entre os adolescentes, por meio da prática esportiva. Buscamos envolver toda a população e as comunidades onde os jogos são realizados em ações que aliem a prática esportiva a momentos de diversão”, afirma Javier Meza, vice-presidente de marketing da Coca-Cola Brasil. Para fechar o evento em clima de festa, um show exclusivo da cantora paraense Gaby Amarantos e do Grupo Monobloco animaram o público presente. Eles interpretam a música “Todo Mundo”, da campanha da Coca-Cola “Cante e leve Todo Mundo para Copa do Mundo da FIFA”. Promovida em 60 países, a Copa Coca-Cola vai além do aspecto esportivo, propondo uma celebração das comunidades e da vida ativa, legados que a Coca-Cola vai deixar para o Brasil até 2014, além da reciclagem. Para participar, é obrigatório o jovem estar matriculado na escola.
Bacana quando uma empresa apoia a inclusão social e o desenvolvimento dos talentos, né? Para saber mais, visite os sites: www.institutococacolabrasil.com.br e www.cocacolabrasil.com.br.