Ah, os Japoneses! Com a questão da mobilidade urbana, a cada dia sofremos mais com a falta de espaço nas grandes cidades. E não é só o carro que ocupa espaço: com a utilização cada vez maior de bicicletas para o transporte urbano de pequenas distancias, a tendência é que nos próximos anos também podemos ver um congestionamento de bikes em alguns bairros de maior penetração deste modal de transporte. Pensando nisso, arquitetos japoneses estão elaborando estacionamentos para bicicletas no subsolo.
Equipada com um chip que a identifica, tudo o que você tem que fazer é posicionar a sua bike na plataforma, travá-la no mecanismo de fixação e o equipamento faz o resto (Ah, pressione o botão verde).
Veja a demonstração no vídeo a seguir:
Com o cartão, você pode retirar sua bike tranquilamente. “Assim, os cidadãos ganham mais espaços na superfície”, diz o engenheiro Masanori Mitobe, um dos envolvidos no projeto.
Falando em mobilidade, ontem fui no Shopping Vila Olimpia com meus sobrinhos, e nos metemos a ir de bike, e ficamos surpresos com a receptividade do local para estacionar as magrelas:



Mobilidade wins!