Circuito das Estações Adidas – 10K 2013

Lembro como se fosse ontem: Um ano atrás nós quatro estávamos correndo lá na etapa outono (que ironicamente acontece no Verão): Eu, Marcos, Flávia e Lucia. A Flávia tinha acabado de voltar do trabalho,  o Marcos estava treinando bastante, a Lucia estava iniciando nas corridas e eu não estava treinando o quanto devia (novamente,rs).
Neste ano, dos quatro, somente eu pude comparecer à prova. Cada um de nós tomou um rumo diferente neste ano. Na verdade era uma prova que eu não estava muito empolgado para fazer, mas compromisso é compromisso!

Foto - Bairro do Pacaembu
 Viela no bairro do Pacaembu para se chegar ao estádio

Foto - Bairro do Pacaembu
Resultado da chuva do dia anterior: Rua interditada no bairro do Pacaembu devido à queda de uma árvore

Como iria sozinho, aproveitei para chamar meus dois sobrinhos a me acompanharem no evento. Corrida que começa na praça Charles Miller é sempre bacana. Um pouco chata pelo percurso já batido, mas é legalzinha. Mas à noite fui conferir os horários para ver como estava o planejamento e a organização da prova. E vi uma informação que não achei legal…

Largada 5K – 7:30am
Largada 10K – 8:30am

Como assim? Nesse quesito a organização errou feio! A não ser que o número de inscritos na prova de 5K tenha sido em torno de 80%, e para o conforto da maioria, eles decidiram colocar este horário mais cedo para que o corredor novato não pegasse tanto sol. Mas em qualquer corrida que se preze, as corridas mais longas iniciam mais cedo que as demais. Neste ponto acho que a organização da prova (que por muitas vezes é impecável) falhou em privilegiar os corredores que fizeram a menor distância.

Daniel Nascimento, Ismael Paulo Santos e Fernando Nascimento - Brotherhood
Daniel, Eu e Fernando momentos antes da largada dos 5K 

Fernando Nascimento, Daniel Nascimento e Ismael Paulo Santos - Brotherhood
Esperando quase 1 hora para largar nos 10K

Ah, outro ponto que eu não acho legal: Entregar o chip no dia do evento. No Flyer que a organização distribuiu e no site indicava o horário de retirada ATÉ às 07 horas da manhã. Então, eu inocentemente cheguei quase uma hora e meia antes da largada da prova para retirar o chip. Achei que realmente só entregariam até este horário. Quando vi gente pegando o chip às 8:20 da manhã, fiquei desapontado com a atitude da organização. Creio que devam ter sinalizado este horário para que os corredores fiquem o máximo do tempo possível dentro da arena de concentração, admirando os produtos expostos e as vitrines e outros mimos das empresas que patrocinavam o evento.

Concentração - Circuito das estações Adidas 10K - Etapa Outono
Corredores aguardando a largada dos 10K do Circuito Adidas 

Concentração - Circuito das estações Adidas 10K - Etapa Outono
Corredores aguardando a largada dos 10K do Circuito Adidas

Mas tudo bem, esperei até às 8:30, horário oficial da largada dos 10K. Ainda encontrei um colega de trabalho da época em que eu trabalhava no GPA, o Diego. Conversamos um pouco e nos preparamos para correr. Eu e meus sobrinhos fomos até a largada e, pontualmente, a corrida teve início.
O velho e já batido percurso dos trajetos que iniciam na praça não tem muito mistério:
Seguimos para a Avenida Pacaembu e subimos em direção ao Elevado Costa e Silva. Voltamos pelo mesmo trajeto.

Terminei em 55 minutos e pouco. Normal para quem está sem treinar a um bom tempo. Os longões de Bike acabaram prejudicando meu condicionamento nas corridas. Por isto é recomendável realizar os dois exercícios, alternando durante os dias da semana.

Eventos ainda não entendem a bicicleta como meio de transporte
Agora, sempre que faço uma prova, mando antecipadamente um e-mail para a organização para saber se haverá estacionamento para bikes. Nesta prova, como acabei comprando em cima da hora, nem consegui solicitar a informação, mas já esperava pelo resultado. No site do evento não há qualquer informação sobre espaço para bikes. Quem foi de bike até conseguiu estacionar, mas colocaram as bikes como um “pertence” do guarda-volumes do sujeito.
Algumas fotos abaixo demonstram que os eventos esportivos no Brasil ainda precisam se adequar a esta nova realidade:

Bikes amontoadas no guarda-volumes. Bicicletas foram guardadas como um simples pertence pela organização do evento

Bikes amontoadas no guarda-volumes. Bicicletas foram guardadas como um simples pertence pela organização do evento

Corredor reclamando que uma lanterna de sua bike foi quebrada enquanto estava no Guarda Volumes

É meu amigo, ainda falta muito para entenderem que o automóvel não é mais o único veículo de uma grande cidade.

Mas fora estes pequenos problemas, não posso deixar de parabenizar a organização do evento, que realiza tudo conforme o planejado em relação aos horários, entrega de kits pós prova e hidratação durante o percurso. A sinalização do percurso e o isolamento do entorno também são pontos fundamentais para controlar as áreas de dispersão e proporcionar bem estar ao corredor.
Que venham as próximas etapas!

Anúncios

Publicado em 16 de março de 2013, em Corrida de Rua, Esporte e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: