Meu companheiro de corrida é o Smartphone

Corrida XV Troféu Cidade de São Paulo

Não sei quanto a vocês, mas ultimamente tenho abandonado os relógios frequencímetros e C305´s da Vida para correr somente com o meu Smartphone.
Na verdade, fazem alguns anos que eu e o Daniel adotamos este costume, na época da saudosa Nokia, com o seu Nokia Sports Tracker (Que agora se chama somente Sports Tracker).
Atualmente, há diversos modelos de relógios, uns que marcam somente o tempo, outros marcam o tempo e sua frequência cardíaca e outros marcam tudo isso e ainda possuem GPS integrado para “Gravar” o seu treino na nuvem (Internet).
Acontece que ultimamente os valores destes pequenos acessórios estão exorbitantes, chegando a custar até R$ 1600 reais por aparelho.
Há uns 3 anos atrás, eu quase cheguei a importar um Garmin C305 com uma amiga que estava no exterior. Mas foi justamente quando passei a conhecer o Nokia Sports Tracker, e então comecei a perder a vontade de correr com relógio.
Na verdade, antes da corrida eu sequer usava relógio. Só comecei a colocar algo em meu pulso depois que a minha coordenadora técnica Stella Monteiro me avisou sobre o uso do frequencímetro para o correto controle de esforço nas provas.
Como eu treinava ao meio dia, a marca do relógio começou a ficar bem perceptível em meu pulso, e aí, para não parecer que estava usando um relógio invisível ou que haviam me roubado, resolvi comprar um relógio “Social” para usar fora dos treinos (Que se foi no ano passado, vítima de um assalto 😦 ).
Mas vamos voltar ao celular: Anos usando o Sports Tracker me fizeram admirar a cada dia a incrível substituição e depois a evolução do monitoramento de atividades físicas nestes dispositivos. Eu ficava admirado quando acessava o site e conseguia ver, KM a KM, cada trajeto percorrido no mapa.
Por essas e outras, ultimamente, não corro nem com o relógio de pulso mais, deixando a cargo dos Apps de Corrida o monitoramento a cada KM (Sim! Os programas também “falam” a sua velocidade e quanto você já correu).
Há algumas semanas atrás vi um artigo no Mashable sobre braçadeiras para Iphone para aqueles que utilizamo aparelho para atividades físicas, e foi justamente esse artigo que me motivou a fazer este post.
Eu uso um modelo da Nike que já está meio velhinho, com 3 anos de uso e ainda totalmente fechado. Os novos modelos permitem que você veja tudo que está na Tela, ter acesso às informações enquanto correr e tudo mais.
Abaixo estão os 10 Modelos que estão à venda lá fora, mas acredito que aqui no Brasil as Lojas Centauro e a Kalenji possuam modelos à altura do que estou demonstrando abaixo:

1. Sporteer Armband:

Feita por atletas e para atletas, esta braçadeira possui um bolso integrado para guardar dinheiro, cartões e chaves.
Preço: $24.99

2. Adidas miCoach Armband

Desenvolvida a partir do tecido de náilon ultraleve, possui proteção contra suor, porta-chaves e película que permite utilizar o touch screen do aparelho.
Preço: $29.99

3. Belkin FastFit Armband

Além do suporte para utliza-la na mão, a braçadeira da Belkin é à prova de água (Muito útil nos meses em que temos grandes possibilidades de chuva)
Preço: $34.95

4. Incase Sports Armband Deluxe

O Deluxe fica por conta do Case que você pode usar até mesmo quando não está realizando atividades físicas, e um ótimo controle de ajuste enquanto você está praticando o exercício.
Preço: $44.95

5. Tune Belt Sport Armband

Se você quer usar uma braçadeira por cima de uma Jaqueta ou de um agasalho enquanto está fazendo o exercício, sua escolha deve ser a Tune Belt Sport. Feita de neoprene, ajusta facilmente o tamanho para braços “largos”
Preço: $19.95

6. Belkin EaseFit Sport Armband

Confortável, ajustável e lavável, a EaseFit sport cumpre sua tarefa quando  assunto é carregar o seu celular.
Preço: $24.99

7. iLuv A Santé: Sports Armband

Para as corridas à noite, a pedida é a iLuv A Santé, que brilha no escuro e é ideal para sinalizar que tem alguém correndo por aí. No caso específico do Brasil, tome cuidado, pois também costuma chamar assaltantes dependendo da região em que você está correndo. Várias camisetas, shorts e tênis já possuem esta função de brilhar no escuro para sinalizar
Preço: $29.99

8. Grantwood Technology’s Tuneband

Até agora todos os cases que você viu aqui são predominantemente em preto. Já este case da Grantwood lhe permite escolher entre três cores: Vermelho, Rosa ou Púrpura. Possui um bom controle de ajuste, devido ao seu fecho em velcro.
Preço: $19.99

9. Marware SportShell Convertible

A Armband multiuso da Marware poder ser convertida em outros três acessórios: Também é destacável da proteçao do braço e pode servir como um case fixo para o aparelho, pode funcionar como um case para a cintura (Acredite: Ainda tem gente que acha isso estiloso!) e como um case para ser apoiado em mesas (o.0)
Preço: $44.99

10. Incipio Performance Sport Armband

Para manter seu aparelho seco e bem arejado, a pedida é a braçadeira ultraleve e com boa abertura de ar da Incipio. Disponível em dois tamanhos: Média e grande
Preço: $29.99

Braçadeiras, Armbands ou Cases, estes sim são acessórios que eu admiro muito, pois ajudam a carregar o aparelho com conforto e praticidade.

Conselhos:

Antes de comprar o case em algum lugar, veja se o tamanho do seu aparelho é compatível com o tamanho que o caso comporta. Como geralmente estas braçadeiras são feitas com material elástico, possuem a capacidade de de ajustar ao tamanho do aparelho, mas sempre preste atenção para não forçam demais a capa e acabar reduzindo o seu tempo de vida útil.
Também fique atento com as funções e o uso do processador do seu aparelho. Desligue funções que você sabe que não vai utilizar na prova, como aplicativos rodando em segundo plano e o acesso à internet durante o percurso, pois eu já corri no inverno com o Milestone II, e quando finalizei o percurso (No inverno) ele estava todo “suado”, pois o calor do processador, além de reagir com a temperatura baixa, estava em contato próximo da minha pele.

5 comentários em “Meu companheiro de corrida é o Smartphone

  1. Olá Maurício, tudo bem? Se você estiver iniciando nas corridas de maior esforço (Acima de 5KM) Recomendo que você utilize inicialmente o frequencímetro, pois ele pode medir o seu nível de esforço através dos batimentos cardíacos (O que o Run Tracker não faz se não tiver um frequencímetro com conexão Bluetooth).Existe uma regra simples (Porém é sempre necessário o acompanhamento e exames médicos mais detalhados) que o seu batimento cardíaco não pode ultrapassar 220 – (a sua idade, em anos)Exemplo: Se eu tenho 30 anos, meu batimento não pode ultrapassar (220 – 30 = 190) 190 BPM, que seria o meu limite. Mas como eu já disse, é uma regra generalista, apenas para alertar, e sempre é recomendado realizar os exames de teste ergométrico e espirométrico para ver se está tudo OK.E depois, se você quiser, pode comprar uma braçadeira e correr com o Iphone, pois com este acessório você acaba conseguindo realizar o seu treino e corrida confortavelmente, além de marcar o percurso e registrar os trajetos.Do que precisar, estamos por aqui!Forte abraço,Ismael

    Curtir

  2. Olá Ismael.. Parabens pelo Bloge comentários.. Gostaria de saber sua opnião pessoal: Estou iniciando com as corridas faz pouco tempo e estou na duvida sobre compra um relogio com frequencimetro mais completo (com gps , medidor de distancia…) ou se compro uma mais simples e utlilizo meu iphone com algum aplicativo para as funcoes de acompanhamento dos percursos e treinos? Agradeço desde já .. Se puder me responder por email, melhor. danielbruza@gmail.com

    Curtir

Deixe um comentário