Sim! Eu fui!!!!
Olá amigos, neste último domingo eu participei da PRIMEIRA prova de revezamento Pão de Açúcar do Rio de Janeiro. Imaginem só: Uma prova, com este nome, sendo realizada na Terra em que deu Origem ao nome da prova. Que demais, não é? Não é a toa que já na primeira edição esta prova reuniu mais de 10.000 pessoas no aterro do flamengo.
Chegamos no sábado no Rio de Janeiro (Eu e a equipe do Pão de Açúcar Esporte Clube, ou GPA). Como tudo foi muito corrido, foi só dar o Check-In no Hotel e sair para a proveitar o fim de tarde de Copacabana (Detalhe: A prova foi realizada no aterro do Flamengo):
Jantamos em uma lanchonete em Copacabana, um prato com muito carboidrato e fomos dormir bem cedo.
No domingo, acordamos às 5:30 para nos prepararmos para a prova. O Café da manhã foi balanceado, com muitos pães e sucos. E lá estávamos nós prontinhos para ir para a largada.
A Galera do GPA Club era só felicidade!
Tive a oportunidade também de rever grandes amigos. O Anderson, Alexandre, Charlene e O Fernando do Ponto Frio que estavam presentes neste evento:
Anderson (O segundo de boné verde), coordenador da região centro oeste e eu
Eu, Vila (Logística RJ) e a Fátima Lopes (Logística SP)
Pré prova no espaço do GPA Club
Fábia e Eu (Íamos correr juntos, mas nos perdemos =[ )
Isso foi antes da prova.. porque os primeiros corredores sentiram na pele o calor do Rio. Em plena largada, às 8:00 da manhã, tinha a impressão de que os termômetros já estavam na casa dos 40 graus. Estava muito quente, e eu fui designado para correr os 10 primeiros KM´s.
Detalhes da Prova:
Assim como na versão de São Paulo, haviam 3 modalidades de equipes: Duplas, Quartetos e Octetos. Quem pensou que se daria bem correndo na largada e não pegaria tanto sol se deu mal, pois foi justamente o período mais crítico. Após às 9:30, as nuvens chegaram no aterro do Flamengo e, como se fosse uma preçe, as nuvens incobriram por algumas horas o sol (O necessário para que vários atletas fizessem a prova confortavelmente).
Abaixo a nossa posição de largada:
POSICAO | NOME | KM´s |
1 | Ismael Paulo | 10.717 |
2 | Jean Claude Cornand | 10.524 |
3 | Ricardo Akira | 10.524 |
4 | Rinaldo Cassiano | 10.431 |
O percurso é muito bom, plano e com apenas duas curvas, ótimo para quem quer desenvolver uma maior velocidade e está acostumado com o calor do RJ.
Fechei os 11 KM´s (Sim, pelo meu GPS não foram 10.700m) em 1:02:00, um tempo alto se comparado ao que eu faço em SP (Abaixo dos 52min.), mas a sensação de correr no Rio de Janeiro é insubstituível. Não há descrição que se encaixe sobre a paisagem, o clima e a camaradagem das pessoas (Por mais que os paulistas falem dos cariocas, conheço muita gente do Rio e todos são super legais).
Diferentemente da prova de Sâo Paulo, na versão do Rio de Janeiro (Até pelo número menor de participantes) todos os atletas da equipe correm com o Chip. Os tempos são medidos separadamente e a pulseira de revezamento é apenas simbólica para a passagem do revezamento.
Um detalhe que eu admirei muito foi o nível de organização da prova. As entradas nos portões de revezamento eram controladas por horário. Assim, você que estava com a posição de largada de número 7 não conseguiria entrar nos portões de revezamento às 9 da manhã.
Gostaria de deixar registradas aqui as palavras do nosso coordenador técnico Marcio Capoano sobre este incrível evento:
No último domingo, dia 15 de novembro, aconteceu a 1ª Maratona Pão de Açúcar de Revezamento – Rio de Janeiro. Participaram da prova dez mil corredores, um número recorde se tratando da 1ª Maratona.
O Grupo Pão de Açúcar esteve bem representado, inscrevendo 1000 colaboradores, dentre todas suas bandeiras: Pão de Açúcar, Extra, Sendas, Comprebem, Ponto Frio, Assai .
Sábado, véspera da Maratona, o GPA CLUBE organizou um bate-papo com os atletas patrocinados do Pão de Açúcar: Marilson Gomes, Juliana Gomes, Daniel Chaves, Joilson Bernardo, Celso Ficagna, e Cicero Chaves(colaborador de Fortaleza) e os alunos do GPA CLUBE vindos de Brasília, Fortaleza, São Paulo e, também, do Rio de Janeiro. Os atletas e a equipe Técnica do GPA CLUBE passaram todas as orientações e dicas para uma excelente prova.
No domingo, antes da prova, o GPA CLUBE preparou sua tradicional tenda amarela para receber todos colaboradores. Foi usado um espaço reservado, onde ofereceu lanches, Isotônico Taeq, frutas e água.
O espírito esportivo das equipes, superação, integração entre as bandeiras e a união de todos os colaboradores fizeram toda diferença. O calor era intenso - 38º / 40º – mas com consciência esportiva todos os alunos e colaboradores terminaram a prova bem fisicamente, podendo comemorar mais um objetivo alcançado.
Gostaríamos de agradecer aos diretores do Grupo Pão de Açúcar, gerentes e a Equipe Técnica do GPA CLUBE (RJ) que nos ajudaram a oferecer toda estrutura para que a Maratona fosse um sucesso.
PARABÉNS A TODOS!!
EQUIPE TÉCNICA GPA CLUBE
Gostaria de registrar aqui os agradecimentos à Equipe Técnica do GPA, que se esforçou ao máximo para nos proporcionar uma excelente organização e treinamento pré-prova.
Ah, não poderia deixar de mostrar a medalha, não é?
Agora que venha a #samsung10K no dia 22/11.